segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mude o jeito de ver a vida

.












Mude o jeito de ver a vida
Ariana Pereira

Não há nada ruim que não possa piorar. Esse é o lema dos que carregam consigo uma maneira negativa de ver os fatos. Ainda que haja momentos bons, a pessoa negativa apenas fixa o que de pior acontece, em todas as instâncias e situações. Em alguns casos, essa forma de enxergar a vida pode ser mais do que simplesmente pensamento negativo, pode significar que a pessoa precisa da ajuda de um profissional para livrar-se de vez da lente que foca e aumenta apenas o que há de pior nas situações. Pensar a vida de uma maneira negativa faz com que não apenas algumas situações sejam amargas, mas torna a própria existência pesada e arrastada. Se tudo é visto pela lente que transforma as realidades em ocorrências negativas, a probabilidade de os fatos ruins acontecerem aumenta, de acordo com o psiquiatra e escritor Luiz Alberto Py. “Não é bem uma atração, mas a tendência é de que as coisas fiquem ruins. E ficam mesmo. Essa maneira negativa de olhar a vida faz com que ela fique cada vez pior. É fato que as coisas vão se negativando mesmo. As oportunidades que aparecem não são aproveitadas, há todo um conjunto de dificuldades que se somam. Em geral, isso tem a ver com processo de depressão, gerando um sofrimento desnecessário. É uma forma de ver a vida olhando para as coisas e imaginando o que pode acontecer de ruim, quando poderia se fazer o contrário: buscar o que há de bom seja qual for a experiência”, diz o psiquiatra.

O professor e psicoterapeuta Renato Dias Martino afirma que, para a psicanálise, só se pode aceitar no mundo real aquilo que já existe no mundo interno, ou seja, cria-se espaço na mente e só depois se conhece na realidade. Assim, continua o psicólogo, aquele em que na mente predominam pensamentos negativos está fatalmente exposto a construir um mundo para viver nesse mesmo modelo. “Na verdade percebemos o mundo externo como reflexo de nossas mais profundas ideias. Quero dizer que para aquele que nunca soube muito bem o que é ser amado terá muita dificuldade de perceber-se amando. Aquele que nunca foi amado na realidade não terá dentro de si a ideia do amor. Assim, como vai encontrar amor no mundo de fora?” Prof. Martino diz ainda que o “pensamento” faz parte do processo de construção de espaço interno para os conteúdos da realidade, ou seja, é a capacitação do “eu” (compreendendo o mundo interno) na ligação afetiva com o mundo (externo). De acordo com ele, se o termo “negativo” for pensado como algo prejudicial ou tóxico, então no pensamento negativo é construido um espaço interno repleto de ideias destrutivas.

A cura
Disciplina e força de vontade são os principais ingredientes para aqueles que querem vencer a mania de pensar a vida e as realidades de maneira negativa. Em alguns casos, segundo Py, é necessária a ajuda de um profissional para superar a forma de enxergar a existência. “Há pessoas que precisam, inclusive, de medicação. Mas nenhuma medida mais drástica deve ser tomada sem o auxílio e acompanhamento de um profissional. Casos de pessoas que teimam em ver apenas o lado negativo das situações são complexos, porque, mesmo que queiram mudar a visão que têm das coisas, elas sempre vão focar no que há de pior nessa mudança.”Construir, aos poucos, o pensamento positivo, para o psiquiatra, requer mais esforço racional do que da emoção. “Nunca pense no futuro com emoção, pense no futuro com a razão. É bom sempre pensar no que é possível ser feito. Valorizar os pontos positivos do lugar, das pessoas, das situações. É muito importante utilizar a razão para encontrar os caminhos. As pessoas sempre encontram caminhos que permitem superar as suas dificuldades. Por isso, a importância de pensar racionalmente.

A razão é que resgata, que pode tirar dessas situações aparentemente negativas. “Fazer as pazes com o mundo” é a melhor forma de sair do círculo vicioso de pensar a vida de maneira negativa, na opinião do psicoterapeuta Prof. Renato Dias Martino. Ele assegura que esse é um processo lento e dispendioso, um caminho cheio de curvas que está distante de reduzir-se a uma “receita para recomeçar”.A proposta é justamente essa: fazer as pazes com o mundo externo. Buscar viver experiências que ensinem a misturar amor e verdade. Talvez pela minha posição, vejo nas psicoterapias vias razoavelmente seguras para a proposta de mudança, porém, a oportunidade pode estar na espiritualidade, religiosidade, no trabalho voluntário, e até em áreas como profissional e realizações artísticas. Contudo, sou forçado a depositar meu descrédito em qualquer processo que não compreenda o outro, o encontro com o outro. Só se aprende a amar, amando alguém”, diz o psicoterapeuta.

Prof. Renato Dias Martino
Psicoterapeuta e Escritor
Fone: 17-30113866
renatodiasmartino@hotmail.com
http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com/

Um comentário:

Patty Barreto ...... disse...

Muito bom este post.Que maravilha poder ler algo pelo qual eu pude copiar e colar,enviando para uma pessoa que muito precisa desta sementtinha.Lindo dia para vc.

Patty

www.testandohabilidade.blogger.com.br