segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Busca pelo sucesso

José de Sousa Saramago
(Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 -
Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010)
De certa forma, o ser humano sempre buscou o sucesso (e ainda hoje o faz), porém, me parece que o objetivo obter sucesso, tem deslocado seu foco, ou seu objeto. Não seria um absurdo dizermos que a busca do “ser” vem sendo substituída pelo “ter”. Tem uma frase muito linda de José de Sousa Saramago (1922 — 2010)  (Nobel de literatura) que diz assim: “Ter é a pior forma de amar e amar talvez seja a melhor forma de ter”. Podemos pensar, por exemplo, o sucesso na busca pelo concreto, o dinheiro, por exemplo, a maior expressão disso, “vale um por um”, não é?
O sujeito busca mais e mais, pois na verdade não é isso o que realmente busca.
Assim como o obeso busca na comida (seio) o substituto do amor (mãe) perdido. No outro extremo, a busca do sucesso naquilo que talvez, tivesse importância crucial, e digo isso pesando naquilo que está implicado em todas as outras buscas, inclusive na busca do próprio dinheiro. Estou tentando falar sobre o sucesso na busca por si mesmo, onde realmente está nosso desejo e não aquilo que me faz maior em comparação ao outro. Penso que o sucesso sem limite me sugere uma busca do triunfo sobe o outro. O que destoa completamente de uma busca sadia pela expansão mental e o crescimento espiritual, onde se encontra a capacidade de amar.
Quem é capaz de “ser” certamente achará um jeito de “ter”, entretanto o “ter” nunca garantira o “ser”. Isso só se consegue na busca pelo reconhecimento do eu. Quando estamos mais próximos de nossas verdades (desejos e medos), estamos mais próximos também de nossas possibilidades e somos menos atormentados por um “ideal de eu” (Freud 1934) exigente e impiedoso, que nos cobra o tempo todo.




--
Prof. Renato Dias Martino

Psicoterapeuta e Escritor
Fone: 17-30113866

Nenhum comentário: