quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A compulsão social


4. Luciano Alvarenga - "As pessoas tem trabalhado demais, comido demais, consumido muito, desejando mais ainda. Estas coisas podem ser apontadas como sintomas de que tipo de problemas emocionais na sua opinião?"
Prof. Renato Dias Martino - Tentativas inúteis de tampar um vazio que na realidade e inevitavelmente, habita cada alma desse mundo. Mecanismos de defesa da mente.
Entretanto, a presença interna de um modelo de ambiente tranqüilo nos sugere a esperança. Permite-nos desejar aquilo que esta fora do real, porém, dentro do possível. Capacita-nos a tolerar esse vazio interno sem que nos ocorra à urgência de arrancá-lo de nos. Para arrancar um desconforto elegemos um meio inesgotável de prazer, nas compulsões que nos levam a "fazer de mais" certas coisas, como você coloca.
Poder tolerar faltas, se distingui completamente da busca pela certeza, que só se consegue com o real concreto, ou o material. Ai então percebemos aquilo que poderíamos chamar de compulsão social. Uma ânsia desenfreada pelo "ter", mais e mais.
Isso coincide justamente com a ausência da formação de um modelo de paz interior, indispensável na vida do bebê e que será indispensável na vida do adulto, mas agora como ambiente interno, ou seja, dentro do peito. O que no fim não esta distante daquilo que abordamos nas questões anteriores.

Prof. Renato Dias Martino


São José do Rio Preto, SP, Brazil


tenho me dedicado à pratica clínica da psicanálise desde 2003 onde conclui graduação em Psicologia na UNORP -- S. J. Rio Preto/SP. No exercício desse trabalho clínico, tenho a abordagem psicanalítica na corrente de Freud, Klein, Winnicott e Bion, como principal instrumento, conduzindo esse pensamento através de constante estudo. Ministro aulas de teoria psicanalítica e desenvolvimento da personalidade na UNILAGO em Rio Preto e coordeno grupos de estudo na introdução à psicanálise. Mantenho um blog, onde se encontram disponíveis os materiais em forma de textos dedicados a reflexão. http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com/ Além da dedicação ao estudo e a pratica da psicanálise, tenho atuado na área das artes, na musica onde trabalho a mais de 20 anos tanto na pratica quanto no ensino da musica. http://dmartinorb.blogspot.com/ renatodiasmartino@hotmail.com Twitter: @renatodmartino

Produção de audio - Leandro (UNILAGO)
Produção de video Desirèe Leonel D´Martino

Nenhum comentário: