segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"Melancolia social e a figura do pai"

Um convite ao pensamento.
"Melancolia social e a figura do pai"


Texto: Entrevista de Luciano Alvarenga ao Prof. Renato Dias Martino.
  "Renato, você vem afirmando que a sociedade está vivendo uma grande melancolia, no que consiste exatamente isso, de que maneira podemos perceber essa melancolia, como ela se manifesta?"
Luciano Alvarenga -
Prof. Renato Dias Martino - Veja caro Luciano, falo quanto à forma como nos relacionamos com as coisas do mundo e com nós mesmos.


O estado de melancolia é uma forma que se contrapõe a capacidade de viver o processo do luto. A ideia de luto é onde se toma real consciência daquilo que se perdeu. Pelo contrario, o estado de melancolia (que é um estado, não é um processo, como no luto) não se tolera a idéia da perda.


O que eu percebo na sociedade que a gente está vivendo agora, é que ocorre um fenômeno muito parecido.


Um bom exemplo disso e tema já abordado por você nesse espaço é a falta da figura patriarcal. Figura da qual essa sociedade renunciou, e que pesa hoje na constituição da família.


Não se encontra mais lugar para essa figura do pai, mas ao mesmo tempo, se padece com a ausência desse semblante.


Freud tem um texto chamado LUTO E MELANCOLIA de 1917, onde propõe a ideia de estado de melancolia. Também na melancolia social que vivemos, não se consegue escolher outro objeto para substituir aquele que se foi. Situação que ocorreria naturalmente no processo do luto.


O que percebemos é que a ausência de algo que foi derrubado fez com que se desmoronasse algo muito importante. E isso toma uma proporção ainda maior se nos lembrarmos que, filhos que nascem de um ambiente desestruturado, dificilmente terão outras chances pra estruturar-se a si mesmo.



Prof. Renato Dias Martino


São José do Rio Preto, SP, Brazil


tenho me dedicado à pratica clínica da psicanálise desde 2003 onde conclui graduação em Psicologia na UNORP – S. J. Rio Preto/SP. No exercício desse trabalho clínico, tenho a abordagem psicanalítica na corrente de Freud, Klein, Winnicott e Bion, como principal instrumento, conduzindo esse pensamento através de constante estudo. Ministro aulas de teoria psicanalítica e desenvolvimento da personalidade na UNILAGO em Rio Preto e coordeno grupos de estudo na introdução à psicanálise. Mantenho um blog, onde se encontram disponíveis os materiais em forma de textos dedicados a reflexão. http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com/ Além da dedicação ao estudo e a pratica da psicanálise, tenho atuado na área das artes, na musica onde trabalho a mais de 20 anos tanto na pratica quanto no ensino da musica. http://dmartinorb.blogspot.com/ renatodiasmartino@hotmail.com Twitter: @renatodmartino



Produção de audio - Leandro (UNILAGO)


Produção de video Desirèe Leonel D´Martino

Nenhum comentário: