terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"A procura da mãe"


Texto: Entrevista de Luciano Alvarenga ao Prof. Renato Dias Martino.

Luciano Alvarenga - "Na sua experiência clinica em seu consultório, você escreveu recentemente que 90% das pessoas que você atende está a procura da mãe. O que é isso exatamente?"


Prof. Renato Dias Martino - Digo isso porque a figura materna, sobretudo, nos primeiros meses da vida é de importância crucial na formação da personalidade. Um pensador inglês chamado Donald Winnicott, chegou a dizer que o bebê não existe se não pela mãe (ou aquela que ocupa esse lugar). Se para existir o bebê necessita da mãe, então falhas ai, vão estar pra sempre relacionadas à capacidade de acreditar na própria existência.


Logo, absurdos dentro dessa ordem de experiências, são geradoras de dores psiquicas que podem nos acompanhar pela vida toda. Angustias e ansiedades que dificultam nossa capacidade de pensar, interferem em nossas relações com as pessoas e em nossa capacidade de amar.


Essa classe de dor emocional, muitas vezes não encontra palavra pra expressar. Justamente porque vem de uma época, onde não se podia contar com o recurso verbal, não se sabia falar.


Assim é a dor que recebemos nas clínicas psicológicas. Justamente algo que se sente, mas não se sabe dar nome. Não se consegue verbalizar. O maior papel do psicoterapeuta é bem esse. O de auxiliar nessa tarefa nomeadora de sentimentos.


Lembrando aqui, que quando falo da falta dessa mãe atribuo a metade da cota de responsabilidade à figura paterna. Uma mãe que decide criar um filho sem a presença de alguém que ocupe essa posição (paterna) talvez, não imagina como ele encontrara obstáculos na vida, por conta disso.

Prof. Renato Dias Martino


São José do Rio Preto, SP, Brazil


tenho me dedicado à pratica clínica da psicanálise desde 2003 onde conclui graduação em Psicologia na UNORP -- S. J. Rio Preto/SP. No exercício desse trabalho clínico, tenho a abordagem psicanalítica na corrente de Freud, Klein, Winnicott e Bion, como principal instrumento, conduzindo esse pensamento através de constante estudo. Ministro aulas de teoria psicanalítica e desenvolvimento da personalidade na UNILAGO em Rio Preto e coordeno grupos de estudo na introdução à psicanálise. Mantenho um blog, onde se encontram disponíveis os materiais em forma de textos dedicados a reflexão. http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com/ Além da dedicação ao estudo e a pratica da psicanálise, tenho atuado na área das artes, na musica onde trabalho a mais de 20 anos tanto na pratica quanto no ensino da musica. http://dmartinorb.blogspot.com/ renatodiasmartino@hotmail.com Twitter: @renatodmartino



Produção de audio - Leandro (UNILAGO)


Produção de video Desirèe Leonel D´Martino

Nenhum comentário: