terça-feira, 19 de julho de 2011

Psicoterapeuta transforma experiência clínica em livro

foto de Hamilton Pavam
Psicoterapeuta transforma experiência clínica em livro
Francine Moreno

O psicoterapeuta Renato Dias Martino é um otimista quando o assunto é refletir sobre a vida. Professor da Unilago, ele tem um trabalho focado no estudo do funcionamento psíquico e da maneira como isso influencia a criação dos modelos de relacionamento que conduzem às experiências vividas. Este trabalho está reunido agora no seu primeiro livro, “Para Além da Clínica”, que será lançado na quarta-feira, dia 20 de julho, a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal.

Com 176 páginas, o livro é dividido em pequenos capítulos e temas, tudo para facilitar a leitura. Na obra, o psicólogo aborda, de forma bastante acessível, questões relativas à psicoterapia, dos últimos avanços a temas como espiritualidade, o tempo, a felicidade, o tédio, a doação, as dimensões do sonho e outros assuntos que instigam a compreensão do mundo. Não é obrigatório ler a obra na ordem direta. Basta abrir em alguma página qualquer e ver o que ela tem a oferecer.
Martino afirma que o livro não é direcionado somente a psicólogos e psicanalistas, mas a quem queira conhecer ou se aprofundar em si mesmo. “Não é um livro de autoajuda, mas uma obra que incentiva a reflexão. Apesar dos capítulos não terem uma sequência, ele (o livro) tem uma coerência. Um texto vai sugerir o outro”, explica.

O título, de acordo com Martino, ainda reúne os principais conceitos tratados dentro da clínica psicológica, como saudade, amor, ódio, entre outros. A obra trata dessas problemáticas de maneira leve e concreta. “Tentei colocar os temas de uma forma que o leitor possa transcender cada ideia.”

O livro começou a ser produzido há cerca de 12 anos. “São nove anos de prática clínica e 12 de estudo da teoria psicanalista. Os primeiros textos foram escritos quando eu ainda cursava a faculdade”, afirma Martino. O psicoterapeuta aponta três pontos fundamentais que o levaram a formatar e lançar o livro: a prática da docência na faculdade, seu blog e as contribuições em matérias sobre psicologia, como nas reportagens publicadas no Diário.

A capa de “Para Além da Clínica” é simples, mas com um conceito diferenciado. O fundo branco escrito com letras pretas dá destaque ao colorido de nomes dos principais pensadores que são referência para Martino na psicanálise. Entre eles estão Sigmund Freud, Wilfred Bion, Arthur Schopenhauer, Hanna Segal, Carl Gustav Jung e Donald Woods Winnicott.

O livro já chega ao mercado com boas expectativas lucrativas, graças às redes sociais. O Facebook, por exemplo, possibilitou que Martino divulgasse o trabalho e recebesse encomendas. “Pelo menos 20 pessoas de todo o País reservaram o livro.” Para ele, apesar da maioria das pessoas fugir da busca do autoconhecimento, o lançamento da obra mostra que existe uma parcela seleta em busca disso. “Uma porta de esperança se abre para ajudar os leitores na difícil missão de viver em paz.”

Apesar de Martino afirmar que o livro não é um manual de autoajuda, o livro traz alguns direcionamentos. A obra tenta esclarecer questões referentes ao que se deve fazer com o real e a imaginação, particularidades da compreensão do mundo sobre o uso do eu e em relação à perda.

O autor também mostra como dar conta do vazio da alma, cita as cogitações da inveja, fala do medo do antigo, das propriedades positivas do vínculo afetivo, mostra a ponte entre o consciente e o inconsciente e também dá destaque à família. O lugar do pai na estrutura da família também é discutido.

Serviço:
Para Além da Clínica, do psicoterapeuta Renato Dias Martino. Lançamento dia 20 de julho quarta-feira, às 19 horas, na Biblioteca Municipal de Rio Preto. Outras informações (17) 3011-3866

Nenhum comentário: