quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Prof. Renato Dias Martino - Inveja e Gratidão



Prof. Renato Dias Martino - Inveja e Gratidão

A gratidão é uma evolução do sentimento de inveja.
A inveja por sua vez precisa evoluir para gratidão, eu só posso ser grato se um dia eu invejei. A ideia kleiniana é essa. 
Se eu nunca invejei eu não posso ser grato de nada.
Nós não estamos aqui falando de um autoerotismo, do narcisismo primário e ai um amor objetal? 
A inveja também segue o mesmo ciclo de evolução.
A inveja é a admiração sem capacidade. 
Então, eu admiro alguma coisa e ainda não sou capaz disso, ai eu me torno capaz disso e a partir dessa capacitação eu começo a ser grato a isso que um dia eu invejei. 
A inveja, ela está dentro da perspectiva do desejo que o bebê tem de proporcionar a ele próprio aquilo que a mãe proporciona. 
Ele sente que perto da mãe ele tem um 'negocio' gostoso que quando ela sai de perto ele deixa de ter. 
Ele não consegue imaginar como é que faz pra ele ter aquilo sem a mãe. E ai ele começa invejar isso, nela.


Prof. Renato Dias Martino
Psicoterapeuta e Escritor
Fone: 17-30113866
renatodiasmartino@hotmail.com
http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com 

Nenhum comentário: